Assessoria

Oferecemos assessoria pública e privada contínua.

VAF AUDITORIA: ANO BASE 2022

  1. Prestação de Serviços de Assessoria, Auditoria e Acompanhamento nas informações validadas no SIARE do Valor Adicionado Fiscal (VAF).
  2. Auditoria nas informações validadas no SIARE, com foco nas irregularidades em especial, nas exclusões das entradas dos itens: 
  3. ICMS ST, IPI, transportes parcela não relacionada, energia elétrica, ajuste de transferências, transportes tomados. 
  4. Serão solicitados o EFD ICMS/ IPI em formato texto do ano base. 

ISSQN

  1. Assessoria, auditoria e capacitação do corpo fiscal do município com transferência de expertise para a correta identificação, cobrança e recuperação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, especialmente, dos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, Instituições financeiras, cartórios, correspondentes bancários, grandes contribuintes prestadores de serviços e segmentos sensíveis à sonegação fiscal com a utilização de ferramentas informatizadas e recursos humanos especializados para assessoramento ao quadro funcional do município.
  2.  Assessoria para a identificação, cobrança e recuperação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) dos últimos 60 (sessenta) meses decorrentes da prestação de serviços no Território do Município, compreendendo a elaboração e o acompanhamento dos procedimentos Administrativos Fiscais necessários até a constituição dos Créditos Tributários, assessoria nos procedimentos do Processo Tributário Administrativo – PTA e otimização da execução judicial dos créditos. 
  3. Auditoria contábil e mapeamento das contas tributáveis pacificadas e questionáveis das instituições financeiras, tais como balancetes e plano de contas COSIF, apurações mensais, razões contábeis, tabela de tarifas, dentre outros, objetivando a apuração do valor do ISSQN pretérito e orientação para a adoção de metodologia para a continuidade dos trabalhos futuros. 
  4. Assessoria na análise das declarações dos contribuintes optantes pelo Simples Nacional dos últimos 60 (sessenta) meses, através do cruzamento de informações de cadastro mobiliário da Prefeitura e Receita Federal do Brasil, identificando sonegações fiscais e recuperando o ISSQN, débitos, bem como oferecer capacitação para os servidores municipais envolvidos na tributação/fiscalização e exclusões destes contribuintes do referido regime. 
  5. Assessoria no mapeamento de indícios de sonegação dos contribuintes com atividades sensíveis à sonegação, tais como: academias, spas e congêneres, farmácias de manipulação, hotéis e turismo, Instituições de ensino e outros. 
  6. Assessoria na análise das declarações dos cartórios extrajudiciais, levantamento, apuração e constituição do crédito tributário; 
  7. Assessoria na elaboração de sugestão de pareceres e/ou julgamentos de 1º e 2º grau na esfera administrativa ou judicial contra as autuações fiscais e perícia contábil. 
  8. Assessoria no planejamento e elaboração de mecanismos de acompanhamento e auditoria mensal nos processos fiscais objetivando o integral recolhimento dos impostos e contribuições devido aos cofres municipais, efetuando sua respectiva cobrança. 
  9. Assessoria e consultoria na elaboração dos Processos Administrativos Fiscais de empresas identificadas e que não efetuaram recolhimento ao município e/ou recolhidos a menor no período não prescrito. 
  10. Assessoria e consultoria na elaboração do Termo de Início de Fiscalização (TIAF), Auto de Infração e Termo Final de ação fiscal; 
  11. Assessoria na inscrição em dívida ativa do crédito tributário e a consequente emissão das Certidões de Dívida Ativa sem vícios formais ou procedimentais;
  12.  Suporte, treinamento, capacitação e qualificação dos agentes municipais envolvidos com a fiscalização tributária, com a transferência de expertise de técnicas e metodologias voltadas para as atividades de fiscalização do ISSQN;
  13. Entrega de relatórios e planilhas em .xls, .pdf para os gestores municipais detalhando os serviços prestados, os resultados obtidos e a comprovação dos créditos apurados e recebidos ingressos no erário. 

SERVIÇOS DE COMPENSAÇÃO E/OU RECUPERAÇÃO DE VALORES JUNTO A RECEITA FEDERAL DO BRASIL E INSS, PIS, PASEP, COFINS E VERBAS INDENIZATÓRIAS.

  1. Expectativa de redução em seus recolhimentos e/ou compensação dos passivos tributários existentes, com a possível recuperação dos créditos pagos indevidamente, bem como, a retificação dos procedimentos atuais com a suspensão de recolhimentos a maior que estiverem sendo feitos, propiciando a redução dos encargos previdenciários de forma legal e/ou a prevenção da geração de passivos tributários. 
  2.  A Contratada deverá realizar uma auditoria contábil e jurídica consubstanciada na análise, levantamento e recuperação administrativa de créditos tributários pagos indevidamente à Previdência Social referente a PIS, PASEP, COFINS e verbas indenizatórias nos últimos 60 (sessenta) meses. 
  3. Assessorar no procedimento compensatório e/ou restituição dos valores pagos ou cobrados indevidamente.
  4. A Contratada apresentará mecanismos e processos de controle, contra toda e qualquer pendência que esta porventura venha a sofrer, administrativa ou judicial, vinculada ao objeto deste contrato. As orientações se pautarão pelo acompanhamento, defesa e demais recursos na esfera administrativa ou judicial, na hipótese de a Municipalidade vir a sofrer autuações ou constrições legais. 
  5. A Contratada deverá apresentar documentação das diferenças apuradas em favor do Município para recorrer na esfera administrativa.
  6. A Contratada deverá elaborar verificar os valores efetivamente devidos e sobre os valores pagos, com base na análise dos normativos legais aplicáveis, possibilitando de estratégias jurídico-processuais relativas ao incremento de receitas e compensação e/ou restituição de valores. 
  7. A Contratada será responsável pelo acompanhamento e preparação dos processos administrativos. 

SERVIÇOS DE INCREMENTO DE RECEITAS VIA ITR (Imposto Territorial Rural) e CFEM (Contribuição Financeira sobre a Exploração de Recursos Minerais.

  1. A contratada prestará serviços de consultoria e assessoria tributária com o objetivo de aumentar a arrecadação de impostos que o Município, por intermédio de Convênios com a Receita Federal e ou Fazenda Estadual, pode incrementar o recebimento de receita em até 100% dos Impostos.
  2. A empresa a ser contratada para prestação de serviços, deverá indicar profissional, que supra a necessidade de treinamento e avaliação do atual quadro arrecadatório do Município, corrigindo falhas ora existentes e indicando os procedimentos a serem tomados pela administração, para que possa haver um aumento substancial na arrecadação do ITR. 

SERVIÇOS DE ASSESSORIA E APOIO PARA COBRANÇA DA DÍVIDA ATIVA

  1. Assessoria e Consultoria completa no saneamento, consolidação e cobrança da dívida ativa tributária e não tributária, ajuizada ou não ajuizada do município na esfera administrativa e/ou judicial, prestando aos procuradores municipais os devidos esclarecimentos e embasamentos fáticos e jurídicos para a elaboração das peças processuais das execuções fiscais, com acompanhamento até o trânsito em julgado, em  especial: Petição de Execução Fiscal; Contestação; Impugnação aos Embargos à Execução  Fiscal; Agravo de Instrumento; Mandado de Segurança; Apelação; Perícia contábil. 
  2. Assessoria e Consultoria completa para incremento de receitas, saneamento do cadastro mobiliário para a consolidação e cobrança administrativa de valores inscritos na dívida ativa e ou em fase de negociação junto ao município. 

SAT, RAT e FAP

  1. Análise da alíquota RAT Ajustado;
  2. Análise da RAT e FAP do município;
  3. Ajustamento da alíquota, com procedimento de pedido de restituição e/ou compensação;
  4. Assessoria e consultora para realização de procedimento de recolhimento com alíquota ajustada.

Prefeituras

Veja também nossos serviços focados em administração pública para Prefeituras.

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